Cronópios Editora

Um espaço de discussão e aprendizado para professores de Língua Portuguesa.

18.2.08

Quando olhar para o próprio “umbigo” ajuda a enxergar para além dele

Em 2007, participando de um grupo de formação de professores, na condição de professora-formadora, minha coordenadora sugeriu-nos que fizéssemos uma parada estratégica para avaliar o quanto havíamos andado e como estávamos nos sentindo em relação ao trabalho que vínhamos fazendo com professores de uma rede municipal de ensino do Estado de São Paulo. Para facilitar a tarefa, ela forneceu-nos um conjunto de questões e um texto teórico a partir do qual deveríamos nos pautar para respondê-las. O texto era um capítulo do livro "Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão", de uma autora portuguesa chamada Izabel Alarcão. As questões versavam sobre aspectos relacionados diretamente às estratégias de formação discutidas por Alarcão e sobre nossa postura pessoal e profissional como formadoras de professores. As respostas...
...bem, as respostas resolvi escrevê-las utilizando-me de um recurso bacana quando falamos em formação de professores: “as narrativas autobiográficas do professor como estratégia de desenvolvimento” (aliás, este recurso também é discutido num outro capítulo de Alarcão). Achei que olhar para minha história como formadora poderia me ajudar a avaliar melhor o que ando fazendo (ou não). O exercício foi bastante produtivo, na época, e compartilhá-lo aqui parece coerente com nossa proposta de trocar experiências, refletir sobre nossa prática, contar sobre coisas da educação, da língua, da leitura, da escrita.
A seguir, então, o texto (adaptado) auto-avaliativo que escrevi para aquela ocasião, publicado aqui em três partes. Embora a ênfase seja no trabalho do formador de professores e esteja inserido em um contexto particular de formação, as questões postas nesse texto podem ser as mesmas feitas pelo professor. Afinal, parece-me impossível, em uma ou outra atividade, não questionar, angustiar, buscar, desejar, experimentar, rever...
[Continua na próxima publicação, sob o título Auto-avaliação - parte 1]
Eliane Aguiar